Cofinanciamento

O Camões, I.P. assume o cofinanciamento de programas, projetos e ações no quadro da cooperação bilateral e multilateral, no contexto de linhas de apoio a ONGD e ainda através da Linha de Apoio à Organização de Congressos, Colóquios, Conferências, Seminários e Estudos.
Ao nível bilateral as intervenções enquadram-se nas orientações estratégicas e no pacote financeiro indicativo dos Programas Estratégicos de Cooperação e são negociadas e acordadas com o país parceiro, que por norma as propõe.

Estas intervenções – que podem conjugar tipos e modalidades de ajuda numa lógica de complementaridade e criação e sinergia, bem como resultar de parcerias -, pressupõe concentração, maior dimensão e visibilidade, lógica de gestão por resultados, priorização de uma abordagem que promova o desenvolvimento de capacidades, avaliação sistemática, apropriação local, e assunção de uma estratégia de saída. As intervenções devem ter em conta questões transversais como a promoção da igualdade de género, o ambiente e alterações climáticas e a abordagem à resiliência.

Para Linhas de Apoio a projetos de ONGD consultar enquadramento normativo e diretrizes aqui.

Para Linha de Apoio à realização de Congressos, Colóquios Conferências, Seminários e Estudos consultar enquadramento normativo aqui.

Formulários da Cooperação Bilateral 

Pequenos Projetos (PP)

(Duração: até 12 meses e subvenções até 50 mil euros)

Programas, Projetos e Ações (PPA)

(Duração: ≥ 12 meses e subvenções superiores a 50 mil euros)

 Pedidos de Parecer Prévio Vinculativo (PPV)

(PPA promovidos e/ou financiados por organismos da Administração Pública sem financiamento do Camões, I.P.)

Fundo de Pequenos Projetos (FPP)

(Apoio a iniciativas locais nos países parceiros)